Uma Tier List sobre os Arcos de One Piece - Pré-Time Skip


Eis que apareço aqui em mais um post aleatório sobre One Piece.

Então, eu já passei do primeiro arco, estou na parte pós-time skip, no 3º arco, Dressrosa. E aí o Alexandre Esteves (do canal Alexandre Esteves) está fazendo meio que um "mês One Piece", trazendo conteúdo pro canal dele sobre OP, e eu me inspirei em fazer algo parecido.

No caso, ele está falando sobre a história inteira até o presente momento no mangá; como eu ainda estou longe de chegar nessa parte, eu resolvi fazer só da primeira parte, quando os Mugiwaras ainda estão desbravando o mar e conhecendo novas ilhas.

Sendo assim, criei uma lista no tier list (tá bem comum o pessoal fazer essas listas lá agora, né?), e vou falar um pouco sobre minha decisão de como essa lista ficou no final. Quem quiser fazer também, baseado no que *eu* criei, o link é esse aqui: One Piece Arcos - 1ª parte

Bora falar dos arcos então??

(disclaimer: essa é a minha opinião, pois esse é o meu blog, então eu posso falar o que eu quiser, beleza? Esse post também contém uma quantidade gigante de spoilers da primeira parte do anime, porque, obviamente, eu preciso dizer o que eu gostei e o que não gostei)

Imagem inicial do tier list:


[Os nomes das categorias são mutáveis, eu escolhi nomear de ótimo a ruim dessa forma]

Por ordem cornológica:
Romance Dawn
Esse arco é super curto, se não me engano são apenas 3 episódios: apresentando o universo, o protagonista e o propósito do anime existir. Sendo uma pessoa que já assiste animes há alguns anos, eu digo com certeza que essa introdução é de longe não-boa; dizem que conforme você assiste mais de uma vez ela fica melhor, mas não é bem assim não. 
Reconheço que a parte do Shanks, de como o Luffy vira uma pessoa borracha e de como a coisa do chapéu de palha é passada é super interessante, mas acho que os produtores do anime não foram muito felizes com a adaptação. Dizem que no mangá é bem melhor (e passa mais rápido, né?)



Vila Syrup
Ok, aqui eu já comecei a sentir certo apreço por OP. O Usoppp é um dos meus personagens preferidos, e perceber que a história dele foi baseada naquele conto do Pedro e o Lobo me deixou felizinha (o menino gritava pros vizinhos todo dia que tinha lobo, e era mentira. aí um dia realmente tem um lobo e ninguém acredita nele). 
O vilão é super chato (e o fato dele ficar o tempo inteiro arrumando os óculos daquele jeito bizarro me irritou muito), as lutas são bem ok (mas as lutas de OP são num geral bem ok, né), mas o que me ganhou foi ver o quanto o Usopp é humano e parecido comigo, todo medroso e o relacionamento dele com a Kaya [sendo esperançosa aqui, eu realmente acho que o Oda podia fazer dos dois um casal canon no final da história!]



Baratie
Aqui eu já tava gostando de OP. Já tinha afeição pelas personagens, já achava o Luffy um ótimo protagonista de shounen, e etc. Aí o Sanji apareceu. Achei ele bem ok. Aí veio o flashback dele. E aquilo me pegou. O cara já virou querido no meu coração (aquela despedida no final, quando ele se ajoelha e agradece o Zeff por tudo o que ele tinha feito, me faz chorar toda vez que eu assisto).
Fora o ensinamento sobre comida que é lindo também. 



Arlong Park
E eis aqui, meus amigos, o arco que pega todo mundo de jeito nessa história! O episódio 37 em específico, é marcante, de tão poderosa que é aquela cena da Nami desesperada enfiando a faca no próprio braço, e do Luffy segurando a mão dela, colocando seu maior tesouro -o chapéu de palha- em sua cabecinha, gritando pra quatro-ventos que vai ajudar sua "nakama" e depois a icônica caminhada dos meninos (Luffy, Zoro, Sanji e Usopp) em direção ao Arlong Park.... A música-tema tocando de fundo (e ela GRUDA na sua cabeça), é tudo muito incrível (eu também choro bastante com essa cena, mas acho que isso nem é novidade, já que eu choro com tudo mesmo).



Little Garden
Um monte de gente nem considera essa parte como arco, mas eu coloquei por conta de toda a importância dos gigantes mais pra frente. E tem aquela parte bonitinha do Usopp se inspirando nos guerreiros de Elbaf.
Enfim, ele ficou num lugar bom no ranking.



Ilha Drum
Esse foi o primeiro flashback que me fez chorar (eu disse alí em cima que o da Nami me faz chorar sempre, mas da primeira vez que assisti, eu só fiquei com a garganta apertada; só comecei a chorar a partir da segunda vez assistida). A história do Chopper e de suas questões internas acerca de quem ele é, e do que deve ser pra agradar a sociedade... O relacionamento de pai e filho com o Dr. Hiriluk.... 
E depois no final aquela chuva de pétalas rosa de cerejeira, no meio de uma ilha de inverno... Foi lindo.



Alabasta
Eis que o primeiro grande arco se inicia, com a história da guerra civil num país "areioso", com uma princesa destemida e gentil (Vivi será uma eterna mugiwara). O arco de Alabasta é beeem extenso, o universo de OP cresce um pouquinho por conta da história do poneglyphs (que contam a história da era em branco, que ninguém sabe) e com as famosas armas que podem destruir o mundo (aqui eu já tô adiantando, porque por enquanto, a gente acha que é só uma arma, e só láááá pra frente descobrimos que são 3, mas tudo bem).
Tem a primeira aparição da Robin também (com quem eu não fui muito com a cara, de primeira. confesso que demorou pra eu gostar dela), e etc. 
É um arco bem completinho, começo, meio e fim, tem aquela cena da chuva depois de tantos anos... Tudo muito lindo, tudo muito final feliz.
Ah, quase ia esquecendo: o Ace aparece pela primeira vez também!! Por um bom tempo esse menino foi meu crush hein...



Skypiea
A gente só percebe depois que esse arco dá spoilers gigantes do que acontece na história 300 capítulos depois, mas tudo bem.
Eu gostei de cara de Skypiea, por conta de todo aquele mistério de "essa ilha no céu existe mesmo? e se existe, como a gente chega lá?", e todo o bullying que o Luffy, Zoro e Nami recebem por simplesmente sonharem (e depois tem aquela fala linda do Barba Negra sobre os sonhos -o que só me deixa mais p da vida com esse personagem mais pra frente...), e tem também o fato que a Robin descobre que o próprio Gold Roger já esteve lá... 
Ai, são tantas emoções...
A história do Noland e do Calgara, e de metade da ilha ir parar no céu, a lenda do ouro, os habitantes do céu com suas asinhas, as conchas que tem mil e uma utilidades (o Usopp tráz vááárias pra terra depois kkk), e a crítica sobre fanatismo religioso a respeito do Enel... 
Sério, como diria o Alê Esteves, eu poderia escrever um textão sobre esse arco, mas vou parar por aqui.
(e olha que eu nem falei sobre o haki...- ops!)



Long Ring Long Land
Esse arco é odiável pelo fandom inteiro de OP! kkkkkkk
Não achei tão ruim, na verdade até boa parte da história eu tava achando tudo muito legal e engraçado e até divertido (a ideia da ilha ser tooooda compriiiiiida), e até os jogos do Davy Back eu achei interessante (pena que não servem pra nada na história num geral), mas aquele capitão dos piratas Foxy trapaceando o TEMPO INTEIRO me deixou bem irritadinha, a ponto de eu nem ver direito a luta dele com o Luffy (pulei algumas partes mesmo u.u).




Water 7
Eu sei que é aqui que você se vicia em OP, parafraseando o Bokuto de HQ, e realmente, esse arco mudou MUITA coisa na história, a começar pelo foco ser finalmente na Robin. Ela entrou na tripulação de um jeito bem aleatório, a gente (ou pelo menos eu) não considerava ela como uma mugiwara ainda... Então ter o foco nela foi necessário. 
O foco no Usopp e na briga dele com o Luffy foi tão importante (apesar de eu não ter gostado da resolução desse problema)... A aposentadoria do Merry....
Importante: Water 7 está bem alto no meu ranking por conta do começo e do final: o flashback do Franky, a história do Sr. Tom e do Iceburg, o trem marítimo, a mençãozinha ao Roger (qualquer menção ao Gold Roger anima a gente!), os personagens novos, o jeito como o Franky entra pra tripulação (o que foi aquela cena da Robin apertando "o tesouro" dele??? eu fiquei CHO-CA-DAH), enfim, teve tanta coisa que eu poderia falar aqui, mas vamos deixar esse post menor, né?
(eu amei a ilha, Water 7, mas vamos falar disso num outro tier list que eu fizer só com as ilhas)




Enies Lobby
Esse podia ser um arco bom, se não fosse tão enrolado pros Chapéus de Palha *finalmente* chegarem na Robin e tudo o mais. Aquelas cenas deles atravessando a ilha inteira pra chegar nos Portões, e os inimigos que a Marinha mandava, o Spandam IRRITANTE PRA CACETE batendo na Robin o tempo inteiro... Enfim, me estressou um pouco, por isso ele decaiu pra mim.
A melhor parte é quando eles finalmente alcançam a Robin, o Franky salva ela (aqui começou meu ship hahaha) e o Sogeking grita pra todo mundo pular na água porque o "outro companheiro" deles chegou pra salvar o dia (vou alí no cantinho chorar).




Thriller Bark
Sei que um monte de gente também não gosta desse arco, e pra variar, como eu vou contra a maré, eu amei! Achei os episódios muito divertidos, nem via passar o tempo enquanto assistia. Me lembrou muito Scooby-Doo, por conta do "terror" e do mistério por trás da ilha.
Ok, o Moriah era bem irritante (mas não tão irritante quando um certo vilão mais pra frente...), e o poder dele das sombras pode até ser inútil, mas acho que funcionou no contexto da história. 
O Brook é introduzido nessa parte aqui também, e apesar de achar que ele fosse negro eu gostei muito dele, a risada yo-ho-ho é muito cômica e ele tem um "poder" meio diferentão...
O final do arco é muito bom (todo mundo fala mal de Thriller Bark até esse final, né....) e tem aquela icônica cena do Zoro falando "não aconteceu nada".... 
Ah, e é claro: Sakê do Bink -que agora é meu toque de celular.

acho que esse gif é de conhecimento geral ser um dos melhores de OP inteiro



Arquipélago Sabaody
O começo desse arco parece aleatório (apesar de ter aquela cena hilária do Brook rindo do cartaz do Sanji e do cara que é EXATAMENTE o desenho do cartaz dele), e confesso que não esperava muito desse arco, por algum motivo aleatório.
Aí meus amigos, apareceu a Pior Geração. Gostei de cada um deles (alguns mais do que outros) e da participação especial que eles tiveram nesse arco.
Aí teve aquela luta lá contra os Pacifistas (que têm esse nome irônico, pff) e todo o drama dos Mugiwaras desaparecendo um por um, o Luffy falando pela primeira vez ever pra todo mundo *não lutar e fugir* e depois ele desesprado....
FORA QUE também temos a aparição incrível do Rayleigh contando um pouquinho sobre o One Piece, e o início do que seria outro arco incrível mais frente bem mais pra frente sobre o preconceito contra os homens-peixe.... Tudo isso rodeado de uma árvore enorme que solta bolhas!




Amazon Lily
Ok, esse aqui é curtinho.
O Luffy vai parar nessa ilha que só tem mulheres e ele é perseguido e quase morto por elas até que prova ser "merecedor" de viver porque protegeu uma das irmãs cobras lá. Eu esperava mais (acho a Hancock uma personagem ok; não fede nem cheira) da própria imperatriz pirata, mas achei legal a ideia das Piratas Kuja que usam Haki (e aqui aprofundamos muito a questão do Haki, porque temos a certeza que o Luffy tem o Haki do Conquistador).




Impel Down
A ideia de Impel Down é muito legal (mas isso eu posso falar melhor numa futura tier list de lugares/ilhas de OP), mas esse arco foi uma enrolação meus amigos....
A coisa toda dos andares (que eram só 5, mas que pareceu 50), o Buggy e o Mr. 3 fazendo aquela trapalhadas e confusos sobre ajudar ou não o Luffy (PARÊNTESE AQUI NO VISUAL DO BUGGY NESSE ARCO: Oda, meu querido, deixe o Buggy *pra sempre* com aquele rabo-de-cavalo, favorzinho??), o Magalhães (ou como você preferir chamar) com a fruta do veneno e depois por último o Boninho salvando o Luffy dos lobos e encontrando finalmente o Ivankov (que eu não gostei tanto no começo, mas depois gostei), deixou o arco pesado e cansativo. 
Tipo, tinha horas que era legal, mas teve vários momentos que eu fiquei jogando house scapes enquanto o episódio rolava :x




Marineford
E chegamos então no tão comentado e amado arco da Guerra de Marineford.....
Que novamente, poderia estar num lugar mais alto se não fosse tão enrolado por conta do Luffy passar 60 episódio correndo até alcançar o Ace... Ai gente, ele super chegaria rapidinho, mesmo com a marinha atrapalhando, sempre aparecia alguém pra ajudar e tals, e ainda assim o menino me leva uma vida pra chegar naquele pedestal?? affeeeeee (as pidinhas na crunchyroll rolaram soltas, e eu amei todas! em especial a do: "Luffy correu tanto que passou em frente aqui de casa")
Os piratas aliados ao Barba Branca são bem legais, e a gente vê o Coby desenvolvendo um pouquinho alí, mas gente, aquele plot do Akainu engando um dos piratas pra ele matar o Barba Branca foi beeem ruinzinho, viu..... Falando nele, esse almirante entrou pra lista da escória de personagens que eu odeio: como que esse homem faz as coisas que fez em nome "do bem"??? Na cabeça de quem que isso é aceitável, meu Deus?? *roll eyes*
Outra reclamação: por que um monte de pirata morre, se machuca, sofre 300 machucados, e nenhum bonito da Marinha não acontece nada?? ahhhh, faça-me o favor.
Esse arco poderia ser melhor.
Até a própria morte do Ace ficou boba: se ele simplesmente ignorasse as provocações *infantis* da escória do Akainu, ele poderia estar vivo!!! Nem chorei. Fiquei foi triste por um menino tão jovem perder a vida dessa forma; um menino que tinha muito pela frente, tinha encontrado seu lugar no mundo, um potencial incrível.... Sério, Oda, você só queria acabar esse time pré-skip de uma forma dramática, né?
A melhor parte desse arco foi com certeza o Barba Branca *respect!* falando que o One Piece existe, animando geral (o oposto do que a marinha queria! RÁ!).




Pós-Guerra
E então finalmente temos o flashback da história do Luffy pequenino, Ace pequenino e do Sabo pequenino, o novo personagem que teve um destino cruel (e simplesmente *sumiu* do anime....).
Sendo sincera: o Ace era meu personagem preferido fora os mugiwaras (e eu acho ele lindo também hahaha), ATÉ QUE veio o flashback dele e.... ele foi uma criança chata. Muito chata. Acho que o encanto acabou alí hahahah
Conhecemos também o Jinbe, que é um homem-peixe já bem conhecido no mundo de OP, e vemos que ele é alguém muito gente boa, super educado e tudo o mais. E é ele que dá "um xaqualhão" no Luffy, quando o nosso capitão fica com stress pós-traumático por conta do Ace -e aí a gente tem aquela cena LINDA dele contando nos dedos os nakamas....... *todos chora*
Num geral, esse arco foi bom, gostei bastante. Foi um ótimo encerramento da primeira parte de OP, com todos os mugiwaras separados, lutando pra ficarem mais fortes em 2 anos, como o Luffy pede na mensagem secreta escrita no braço dele (que por um momento eu pensei que fosse uma TATUAGEM e fiquei feliz de ver que era só canetinha, sei lá).



E foi assim que ficou a minha tier list no final:

E aí, faz sentido, né?
Enfim, já escrevi demais nesse post, era pra ser um comentário curto pra cada arco, maaaaas, eu me empolguei.
Enfim, tchau!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[Miraculous Ladybug] 3ª temporada - Reflekdoll (episódio 5)

[Miraculous Ladybug] 3ª temporada - Silenciador (episódio 7)