Compilado de opiniões sobre o Arco 1 de W.i.t.c.h.


Sem mais delongas, é sobre isso mesmo que está no título que esse post vai ser.

Pra dar um pouquinho mais de contexto, eu comecei a reler as HQs da falecida revista W.i.t.c.h., aquela sobre as bruxinhas adolescentes, que foram febre nos anos 2000 (eu gostava muito). Hoje não tenho mais a coleção de revistas (as baratas e talvez ratos acabaram com elas), mas a leitura das HQs ainda está disponível até do Witch Brasil + SOS Witch via telegram.

Sendo assim, eu já li um bom número de edições pra comentar sobre, então vamos lá.


Arco 1 - Meridian

Nesse arco a gente acompanha a descoberta das novas guardiãs da muralha (as protagonista, Will, Irma, Taranee, Cornélia e Hay Lin), suas dificuldades de conciliar a vida pessoal com o novo "emprego", entender como seus poderes funcionam e até ter alguns crushes enquanto derrotam o mal.

O vilão aqui é Phobos, atual rei de Meridian, mas ao contrário do que se espera, é um tirano, e está ocupando o lugar de direito de sua irmã mais nova, Elyon (aparentemente apenas mulheres podem governar Meridian, ou algo assim) -e coincidência das coincidências, a Elyon é amiga das meninas (as guardiãs, no caso).


ATENÇÃO: ESSE POST CONTÉM SPOILERS DAS EDIÇÕES 1 Á 18!!



  • A escrita do texto e narrativa é bem pré-adolescente mesmo, mas muito bem feito; quando eu tinha 12 anos, eu achava a coisa mais incrível do mundo, uma história maravilhosa, sem pontas soltas e que me prendia a cada edição. Vendo agora aos 27 anos, é interessante, vamos dizer.

  • A Elyon simplesmente conhece o Cedric (um homem bem mais velho que ela, no auge dos seus 13/14 anos), acredita no que um completo desconhecido fala pra ela sobre a família verdadeira dela, e abandona as amigas, inclusive a melhor amiga de anos, a Cornélia, pra ir pra Meridian ser princesa. Eu fiquei indignada como ela some e o máximo que as meninas fazem é "achar estranho".

  • Amizade nota 2 aqui, viu. Apesar de se darem bem, as meninas discutem bastante. E a Will, especialmente, briga o tempo inteiro com a mãe dela (e eu não lembrava que era tão cedo assim que o romance dela com o professor Collins começava).

  • Dentinho já faz seu debut no volume 2, sendo o pet da Will (eu lembro do final que ele teve perfeitamente....)

  • A avó da Hay Lin morre logo na edição 2 também, caramba, quanta coisa importante acontece logo no começo (no desenho pra TV ela não morre! Achei uma ótima mudança)!

  • Kandrakar simplesmente larga a responsabilidade de dar instruções para as meninas pra avó da Hay Lin, e ela explica bem por cima, viu? Eu super entendo elas confusas no começo, sem saber o que devem fazer, quem devem proteger, o que devem derrotar... 

  • Caleb faz sua aparição de um jeito bem sem graça (na minha memória era mais especial...), e eu descobri (sim, porque eu acho que nunca tinha reparado nessa informação) que na verdade ele é um murmurante de Phobos, que graças a sua própria força de vontade vira um humano. Aí na guerra final, Phobos transforma ele numa flor de gelo (que segundo o Vatek o "libertou", nos dando a entender que a essência original dele era essa mesma).

  • A Elyon simplesmente sabe usar os poderes dela; a gente não vê uma aula dela com o Cedric, uma única vez dela usando os poderes pra praticar, ou fazendo alguma coisa boa (ela só usa pro mal, quando ainda acha que as meninas são as vilãs), e depois na hora da coroação, ela magicamente sabe o que deve fazer 😌

  • O primeiro beijo acontece entre o Matt e a gosta astral da Will (ela consegue as memórias depois, mas ainda assim, achei super anti-climático e anti-romântico.....), que não dá certo, é seguido de um tapa, e depois o relacionamento fica bem esquisito (com razão né).

  •  O Vatek passa pro lado do bem super rápido, só porque ele testemunha a Will não machucando o Cedric quando poderia fazer isso. Pra ele, isso foi uma prova de que as guardiãs só querem o bem mesmo.

  • Os pais da Elyon meio que tanto faz, mas a senhora Rudolph tem mais participação.

  • Na edição 11 temos uma história episódica sobre os Quatro Dragões, que explica a origem do poder das guardiãs (uma lenda explica melhor do que Kandrakar) -e essa história "filler" foi adaptada no desenho pra TV, num episódio que eu gosto muito!

  • Tem dois detetives da Interpol (?) atrás da Elyon & família desaparecidos, mas eles não conseguem muita coisa porque as guardiãs atrapalham a investigação, e eles são tipicamente estadounidenses.

  • O plano pra derrotar Phobos até que foi bom, e ele (o Phobos) é um vilão muito bem escrito (e bem mais bonito que no traço do desenho).



E é isso. Antes de começar o arco da Nerissa, tem algumas edições com histórias episódicas importantes que acrescentam pra narrativa. Vou fazer um post separado pra elas.


Até o próximo post.

Beijos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Tier List sobre os Arcos de One Piece - Pré-Time Skip

[Miraculous Ladybug] 3ª temporada - Reflekdoll (episódio 5)

[Miraculous Ladybug] 3ª temporada - Silenciador (episódio 7)